A comitiva de diretores e colaboradores da OPP visitou dezenas de escolas no Recife.

A cada visita às escolas mais e mais professores se filiam a OPP.

É realmente muito estimulante a recepção calorosa dos educadores nas escolas visitadas pela direção da OPP. A ausência de uma entidade que represente efetivamente os professores com independência e transparência tem sido o principal motivo de tanto apoio recebido por nós. A OPP é uma associação livre, inovadora e totalmente focada nos interesses profissionais da categoria PROFESSOR. FILIE-SE e fortaleça o seu órgão de classe! Envie sua ideias para: opp.ordem@gmail.com - SEJAM BEM VINDOS!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014



 
Pesquisa OPP revela: baixa aprendizagem
tem relação com falta de estudo


A Ordem dos Professores de Pernambuco – OPP organizou e produziu uma ampla pesquisa sobre a realidade da educação, das condições de trabalho e do exercício do magistério. O que pensam e o que querem os professores se revelam nos dados desta consulta realizada diretamente nas escolas.
 
Quem acompanha o cotidiano da sala de aula percebe que em muitas escolas os professores se sentem sobrecarregados. Indisciplina, ausência de valores, desrespeito, desmotivação e falta de compromisso com os estudos por parte da maioria dos alunos dificulta a aprendizagem.
 
A crise ocorre quando o esforço do professor não produz resultados satisfatórios. Angústia, ansiedade, estresse, desânimo... é a síndrome de burnout. A OPP está atenta ao problema da CRISE DO ENSINO e da saúde profissional do professor. Em abril realizaremos um SEMINÁRIO ESTADUAL para tratar do tema e elaborar soluções para a questão. Os sócios poderão participar e terão suas faltas abonadas.
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Um desafio à saúde mental do professor
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O alto percentual de alguns dados explica uma das causas de um grave problema da educação no Brasil. Os professores afirmam que 22% dos alunos estudam pouco, 31% estudam muito pouco e 43% estudam pouquíssimo. Conclusão: 96% dos alunos não se comprometem com os estudos. Talvez estes dados elucidem as razões do baixo desempenho escolar da maioria dos alunos do país. Vamos aos dados.
 
1. Com relação à quantidade de aulas por dia de trabalho (um vínculo), qual o número que você considera ideal para o seu melhor desempenho com o mínimo de estresse (desgaste físico, psicológico ou emocional)?
(26,9%) 5 aulas            (48,5%) 4 aulas          (20%) 3 aulas           (2%) 2 aulas.
 
2. Com relação ao número de alunos por sala, qual o limite adequado no Ensino Fundamental (anos finais)?
(0%) 40 alunos            (8,3%) 35 alunos              (33,8%) 30 alunos       (41%) 25 alunos        (16%) 20 alunos.
 
3. Com relação ao número de alunos por sala, qual o limite adequado no Ensino Médio?
(2%) 40 alunos             (18%) 35 alunos               (34%) 30 alunos                (31%) 25 alunos            (12,7%) 20 alunos.
 
4. Qual a interferência na saúde da atual situação do exercício profissional do magistério?
(67,6%) Muito relevante     (19,6%) Relevante    (7,4%) Pouco relevante    (8,3%) Irrelevante.
 
5. Com relação à quantidade de turnos de trabalho em sala de aula, qual o limite adequado?
(5,3%) 3 turnos                (34,3%) 2 turnos               (57,8%) 1 turno.
 
6. Com relação à quantidade de aulas-atividades, considerando 200 horas-aula por mês qual o valor adequado?
(25%) 1/3 aulas-atividades            (35%) 40% aulas-atividade            (35%) 50% aulas-atividades.
 
7. Com relação ao problema da indisciplina na sala de aula, qual a interferência deste fator no desempenho escolar do aluno e no desgaste do professor no exercício cotidiano do magistério?
(83,8%) Muito relevante      (11,2%) Relevante     (2,4%) Pouco relevante     (2,4%) irrelevante.
 
8.  Como que frequência ocorre episódio de falta de respeito ao professor?    Total de episódios = 97,4%
 
(36,2%) Muitíssimo frequente          (37,7%) Muito frequente            (20,5%) Frequente            (4,9%) Pouco              (0,5%) irrelevante.
 
9. Com relação à sensação de segurança em geral contra qualquer ameaça à sua integridade física e psicológica:
(0,9%) Muito seguro              (5,4%) Seguro           (41%) pouco seguro          (52%) inseguro.
 
10. Considerando a maioria, como você avalia o nível cognitivo do aluno em relação ao conteúdo da sua disciplina?
(0%) Acima da capacidade exigida    (12,5%) No nível da capacidade    (63,2%) Abaixo da capacidade                       (24,5%) Muito abaixo.
 
11. Com relação ao modelo de organização sindical qual a sua preferência?
 
(9,3%) A função do sindicato é apenas de defesa de direitos profissionais;
(90,6%) Além da defesa de direitos a organização deve realizar convênios e prestar serviços.
 
12. Quando há ocorrência de conflito entre aluno e professor, qual a sua percepção da tendência da administração da escola?   
(39,7%) Tende a apoiar o aluno         (30,8%) Imparcialidade       (29,4%) Tende a apoiar o professor.
 
13. Com relação à maioria dos alunos como você avalia o grau de compromisso deles com os estudos?
 
(0%) Estudam muito              (3,4%) Estudam o necessário               (22%) Estudam pouco                                (31,3%) Muito pouco             (43%) Estudam pouquíssimo.
 
 
14. Com você avalia o nível de motivação e interesse da maioria dos alunos para aprender?
(0%) Muito motivada              (2%) Motivada             (22,5%) Motivação regular              (54%) Desmotivada                          (21,5%) Muito desmotivada.            Total desmotivação = 75,5%
 
15. Como professor qual o seu nível de satisfação profissional?
 
(0,5%) Muito satisfeito                (5,8%) Satisfeito                 (48,5%) Insatisfeito           (21,5%) Muito insatisfeito.                          (23,5%) Penso em desistir.         Total de insatisfação = (92,5%).